Você já ouviu falar em Chão Aquecido? Apesar do nome ser sugestivo, esse não é um tipo de piso que você coloca em casa, mas sim um sistema que vai embaixo do chão.
Ele é indicado para aquecer o ambiente nos dias frios de inverno. E quem mora nas regiões mais frias do país sabe como é difícil suportar aquele gelo cortante, não é mesmo?
Tem dias que você se enrola em duas cobertas, coloca agasalho, mas nada parece resolver. E o que fazer para resolver esse problema? Quer saber? Vem com a gente.
Como funciona o sistema de Chão aquecido?
O sistema de chão aquecido, também conhecido como chão radiante, é o que há de mais econômico e moderno quando o assunto é aquecimento de residências.
Afinal, esse é o tipo de aquecimento ideal para uma casa. Sabe por quê? Porque nossas pernas e pés necessitam de mais calor que nossa cabeça.
O estudioso dinamarquês, B. W. Olesen escreveu recentemente um artigo dizendo que o piso aquecido tem o perfil de ascensão de calor mais próximo do ideal.
De acordo com o estudo de Olesen, o modelo ideal de aquecimento do ambiente é aquele cujo calor vem de baixo para cima, caindo gradualmente.
No sistema de chão aquecido, se você regular a temperatura para 24º, na altura dos seus olhos ela estará em 20%, chegando a até 16º no teto.
Só para você entender o comparativo, o aquecimento por meio de ar quente nos mesmos 24º, manterá a temperatura elevada no teto, e na hora que chegar em nossos pés ela estará em 16º.
Por isso, quando estamos em um ambiente de ar quente sentimos aquela sensação desconfortável e não uma sensação confortável como deveria ser.
Quais são os tipos de chão aquecido no mercado?
Em linhas gerais existem basicamente dois tipos de sistema de chão aquecido: o sistema elétrico e o sistema hidráulico. Vamos começar falando deste último.
O sistema hidráulico é aquele onde o aquecimento acontece por meio de uma calefação central, sendo que os radiadores são aquecidos mediante a utilização de um combustível em um boiler.
Esse combustível pode ser gás natural por exemplo. Nesse caso, o combustível aquece a água em um encanamento que vai embaixo do piso.
Apesar de ser um sistema de aquecimento eficiente, a instalação do sistema hidráulico é um pouco mais complexa e por isso é indicada somente para grandes obras.
Fora o sistema hidráulico, temos o sistema elétrico de chão aquecido. Esse é um tipo de sistema mais utilizado, visto que sua instalação é bem mais simples e em alguns casos sequer faz sujeira.
Quais são os tipos de aquecimento elétrico existentes?
Dentre os sistemas elétricos de pisos aquecidos temos os cabos calefatores e as mantas para laminados.
No caso dos cabos calefatores eles são os mais usados por serem compatíveis com praticamente todos os pisos e revestimentos do mercado.
Eles são instalados acima do contrapiso e são ideais para construção nova e reforma. O controle de temperatura é individual de cada ambiente.
Ele é feito por meio de um termostato instalado na parede. Dessa forma, dá para regular a temperatura bem facinho por meio desse termostato.
Já a manta para laminado é compatível apenas com pisos que possuem características flutuantes, como os pisos laminados.
Esse tipo de sistema não faz sujeira nenhuma na obra, pois basta instalar uma manta isolante, aplicar o filme de alumínio e instalar o piso laminado logo acima.
A espessura dessa manta de laminado é muito reduzida, sendo que ela possui apenas 1 mm. Bem prática não é mesmo?
Quais são as principais vantagens do chão aquecido?
A principal vantagem do sistema de piso radiante é que naqueles dias frios de inverno você terá uma casa muito mais aconchegante.
E conforme falamos no início do artigo, esse tipo de sistema de aquecimento é o mais próximo do modelo ideal, aquecendo mais os nossos pés e menos a nossa cabeça.
Além disso, quando você opta por colocar o sistema elétrico, a instalação é muito simples e praticamente não faz sujeira nenhuma na obra.
Sem contar que você pode escolher o tipo de piso e revestimento que mais lhe agrada porque esse tipo de sistema é compatível com todo tipo de piso.
Um fato interessante é que você controla a temperatura de cada ambiente da casa isoladamente.
Então se você quiser deixar o banheiro mais quente e a sala um pouco mais fria, pode deixar. Esse é um dos pontos bem interessantes do chão aquecido.
E o sistema de chão aquecido consome muita energia?
Quando comparado a outros tipos de sistema de aquecimento, o chão aquecido é um dos mais econômicos do mundo. E não é para menos.
Afinal, como ele é o modelo ideal de aquecimento, deixará seus pés e pernas mais aquecidos que sua cabeça, então você não precisa deixar a temperatura muito elevada.
Por não precisar de uma temperatura muito elevada, esse tipo de aquecimento gasta menos energia que o ar quente, por exemplo.
Note que nos dias muito frios, ao colocar um ar quente em casa, você precisa elevar muito a temperatura para que o ar chegue quente até o chão. Isso faz ele gastar mais energia.
E o sistema de chão aquecido é seguro?
Além de ser o sistema mais próximo do modelo ideal, o piso aquecido é também bastante seguro. Mas para isso é importante escolher corretamente a empresa que fará o serviço.
Até porque os termostatos precisam ser de classe de segurança IP. Por isso é necessário checar se a empresa responsável pela instalação está cumprindo esses requisitos.
E agora vem a melhor parte. Além de econômico, a instalação do sistema de piso aquecido também não é cara. Mas isso varia de acordo com cada cidade e região. Legal, né?
Quer saber quanto custa um sistema de chão aquecido na sua obra?
Entre em contato conosco e solicite um orçamento sem compromisso. Temos certeza de que você não se arrependerá.