DÚVIDAS

Como aquecer a casa no inverno? Confira nossas dicas!

Manta de aquecimento de pisos laminados 1

Grande parte das pessoas têm dúvidas sobre qual é a melhor maneira de aquecer uma casa no inverno. Afinal, alternativas são o que não faltam.

As opções vão desde velas, lareiras até sistemas mais modernos de piso aquecido que garantem mais conforto e comodidade para o ambiente.

Portanto, antes de pensar em alguma maneira para aquecer o seu lar nos dias frios, procure avaliar se aquela é a melhor decisão.

E para te ajudar nessa jornada, separamos neste post algumas possibilidades para você aquecer a sua casa e ter mais conforto no inverno.

como aquecer a casa no inverno lareira

Aquecimento com lareiras e velas

Uma das possibilidades para aquecer uma casa no inverno é com lareiras e velas. Embora muita gente ainda faça isso, essa não é uma boa opção.

Primeiro, porque ao queimar uma madeira ou uma vela, você estará gerando fumaça no ambiente e irá inalar essa fumaça.

Se o tempo estiver muito seco, isso pode comprometer demais a sua própria saúde. Por isso, se você é daquelas pessoas que acende velas para aquecer a casa, reveja seus conceitos.

Imagina se você pegar no sono pesado e a vela cair no chão? Você pode praticamente causar um incêndio no seu lar.

E o que era barato pode custar ainda mais caro. Então já sabe, nada de velas para aquecer a sua casa nos dias mais frios de inverno.

aquecer a casa com cortina

Aquecendo a casa com cortinas

Quem conhece um pouco de física sabe que não é o frio que entra dentro da casa, mas sim o calor que sai dela tornando-a mais fria no inverno.

Então muita gente costuma colocar cortinas, algumas até com materiais especiais para não deixar o calor sair do ambiente.

Isso colabora um pouco para conter o frio. No entanto, como as portas e janelas costumam ter pequenas frestas, a cortina não será capaz de manter o ambiente aquecido.

Ela pode até colaborar para evitar que o ambiente fique ainda mais gelado, no entanto não será capaz de manter a sua casa aquecida.

Ar condicionado quente

Uma outra opção que talvez seja a mais utilizada é o ar condicionado quente. A maioria das residências no Brasil costumam inclusive usar essa alternativa.

Embora nesse caso haja uma certa eficácia, a verdade é que esse não é o melhor modelo para se aquecer um ambiente.

Afinal, para que você tenha a melhor sensação térmica, seus pés e suas pernas precisam ser mais aquecidos do que sua cabeça.

E no caso do ar condicionado acontece justamente o contrário. Como ele é instalado em uma parte alta do ambiente, o ar quente vem de cima e não de baixo.

Como consequência, você não terá aquela sensação de conforto. É só pensar: fique por meia hora em um ambiente com ar quente.

É bem provável que você começará a sentir-se desconfortável. Isso acontece justamente pelo fato do ar quente vir de cima e não de baixo.

Sistema de calefação central

Nos países frios, um dos sistemas mais usados é o de calefação central. Nesse sistema há uma central onde é colocado um determinado combustível para aquecer a água que passa por uma tubulação embaixo do piso.

Esse é um sistema mais eficiente de aquecimento de casa uma vez que aquece primeiro os nossos pés e depois as partes altas do nosso corpo.

O único inconveniente é que a sua instalação não é barata, sem contar que para instalar esse sistema é preciso fazer bastante sujeira na obra.

piso aquecido

Sistema de piso aquecido

Por fim, o sistema de piso aquecido é o sistema mais indicado de calefação de ambiente, sendo essa uma das melhores maneiras de aquecer o lar.

Além de ser o modelo ideal de aquecimento da casa, esse tipo de sistema é de fácil instalação, além é claro da sua própria praticidade.

Só para ter uma ideia, dependendo do sistema escolhido, não é necessário nenhum tipo de material cimentício o que garante mais limpeza na instalação.

Mas não é só isso. Com o sistema de piso aquecido você pode regular a temperatura de cada um dos ambientes separadamente.

Afinal, para manter a temperatura são anexados termostatos nas paredes que por meio deles você pode fazer toda a regulação da temperatura.

Ah, e não é só no quarto que você pode instalar o sistema de piso aquecido, ele também pode ser instalado no banheiro.

Então dá para manter o banheiro aquecido no inverno?

Com o sistema de piso aquecido você pode manter o seu banheiro quentinho no inverno, ficando muito mais confortável o seu banho.

Até porque, uma das coisas mais difíceis que existe é tomar banho no inverno, não é verdade? Parece até um desespero.

Mas se você colocar o sistema de piso aquecido no ambiente poderá ir antes, regular a temperatura e assim que ele estiver quentinho ir lá e tomar aquele banho aconchegante.

Por isso nos países mais frios esse tipo de sistema já caiu no gosto popular, e agora está chegando com tudo nos estados mais gelados do Brasil.

piso aquecido gasta muita energia

E o sistema de piso aquecido gasta muita energia?

Apesar de ser um sistema bastante eficiente que deixa a sua casa bem quentinha, ele não gasta muita energia.

Aliás, a sua eficiência energética é tão grande que ele é considerado um dos sistemas de aquecimento mais baratos do mundo.

Além disso, a instalação do sistema de piso aquecido também não é cara. Claro que o preço dela depende muito do Estado que você mora.

Sem contar que o sistema de piso aquecido é amplamente seguro, mas é importante que a empresa escolhida para executar o serviço apresente todas as normas de segurança.

Em resumo, como você pode ver existem diversas formas de aquecer a sua casa no inverno. O problema é que nem todas funcionam.

Fora que, as que funcionam, nem sempre aquecem a casa da forma que deveriam e é justamente aí que o piso aquecido se destaca.

Pois além de ser um sistema eficiente e econômico, ele ainda proporciona um ambiente agradável com aquecimento da forma correta.

Quer aquecer sua casa no inverno de maneira prática e segura?

Entre em contato conosco. Com certeza temos a solução ideal para o aquecimento da sua casa.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin