DÚVIDAS

Quarto muito frio? Saiba o que fazer para aquece-lo!

O seu quarto é muito frio? Quando cai a noite é aquela dificuldade para dormir que coberta nenhuma parece resolver? Então você veio ao lugar certo.

Hoje vamos falar um pouco mais sobre o sistema de aquecimento de quartos e porque é tão importante aquecê-lo de forma correta.

Afinal, se o sistema de aquecimento do seu quarto for ruim, isso pode comprometer a sua saúde, causando muito mais problemas do que você imagina.

Por que aquecer a casa em dias frios é importante?

Um dos principais motivos para você aquecer a sua casa é evitar ficar doente. Até porque quando isso acontece compromete todo o seu trabalho.

E além disso, o desconforto de um dia frio é muito grande. É difícil dormir, acordar, ir ao banheiro e até mesmo tomar banho.

Esses são apenas alguns motivos. Mas existem outros como te proteger de uma possível pneumonia que pode comprometer a sua saúde ainda mais.

O que fazer para aquecer o quarto muito frio?

Para evitar ficar doente, você precisa aquecer a sua casa. Principalmente o seu quarto. Mas é necessário fazer isso de maneira correta, e não de qualquer jeito.

Assim sendo, existem muitas formas de aquecer um quarto. Algumas melhores, e outras piores. Se você pesquisar na internet vai encontrar muitas dicas inclusive.

Mas é preciso cuidado. Pois, se você não aquecer o seu quarto de forma correta, o que era uma solução pode se tornar um problema.

Pensando nisso, separamos abaixo algumas maneiras de aquecimento do quarto, que vão desde cortinas para conter o frio, até dicas caseiras. Dá só uma conferida.

Cortinas para bloquear o frio no quarto

Existem no mercado hoje em dia algumas cortinas térmicas que ajudam a bloquear o frio. Elas são feitas com forro térmico.

Só para você ter uma ideia, as janelas são a principal perda de calor no inverno, e por isso essa é uma forma de manter o ambiente quente evitando que o calor saia.

Essa tecnologia consegue reenviar entre 80% a 90% dos raios de calor para o interior do seu quarto no inverno, e para o exterior dele no verão.

Papel de parede para esquentar o ambiente

Muita gente acredita que o papel de parede é capaz de aquecer o ambiente. Na verdade esse é um verdadeiro engano.

O que o papel de parede é capaz de fazer é evitar que as paredes da casa peguem muita umidade deixando o quarto mais frio.

No entanto, não há como dizer que só colocando o papel de parede no seu quarto, você terá um ambiente mais quente e aconchegante.

Bloquear o frio da janela

Quando falamos em bloquear o frio da janela, não estamos falando em não deixar o frio entrar, mas sim em não deixar o calor sair.

Dessa forma, ao bloquear as frestas de portas e janelas você evita com que o calor saia do ambiente mantendo ele um pouco mais quente.

No entanto, se o tempo está muito frio, ainda assim o ambiente não ficará completamente aquecido com esse método, apenas vai ajudar a não deixar o quarto mais frio.

Métodos caseiros para aquecer o ambiente

O brasileiro é um povo bastante criativo. Por isso, soluções caseiras para aquecer o ambiente são o que não faltam.

Contudo, a maioria dessas soluções não são indicadas. Por exemplo, acender uma vela para aquecer o seu quarto nos dias frios.

Se você fizer isso, estará correndo o risco dessa vela cair no momento que você estiver dormindo e pegar fogo na sua casa. Já imaginou?

Além disso, o ar vai ficar muito mais asfixiante, então essa solução pode se tornar um problema ainda mais grave para a sua saúde.

Aquecedores de parede

O aquecimento das paredes por meio de termostato é uma das formas mais indicadas para aquecer um ambiente.

Afinal, nesse caso, ele é capaz de eliminar a umidade da parede e do armário, evitando a criação de bolores no cômodo.

Fora isso, com esse tipo de aquecimento você pode controlar a temperatura do ambiente, evitando que ele fique muito quente ou muito frio.

A instalação também é bem rápida e prática, não sendo preciso quebrar nada, sendo que ele pode ser conectado tanto em parede de alvenaria quanto em Drywall.

Piso aquecido

Você também pode optar pelo sistema de piso aquecido, que nesse caso é um dos mais indicados, porque aquece o ambiente da forma mais correta.

Segundo um estudo de B. W. Olesen, a melhor forma de aquecer um ambiente é de baixo para cima, e é justamente isso que o sistema de piso aquecido faz.

Se você colocar um sistema de piso aquecido e paredes aquecidas juntos é melhor ainda, pois conseguirá deixar o ambiente ainda mais aconchegante. Porém, escolhendo entre um ou outro já é melhor que qualquer outro método.

O aquecedor de parede consome muita energia?

Uma dúvida que muita gente tem antes de instalar um aquecedor de parede ou até mesmo o sistema de piso aquecido é acerca do consumo de energia.

A verdade é que esse sistema é um dos mais econômicos do mundo, e por isso eles são muito usados nos países mais frios.

O principal motivo para o baixo consumo é que ele não exige uma temperatura muito alta para deixar o seu ambiente confortável.

Um dos pontos interessantes é que você não precisa somente colocar esse sistema no quarto. Você pode pôr no banheiro que é um dos ambientes mais gelados da casa, ou em qualquer outro ambiente.

E esse tipo de aquecimento é seguro?

Se você escolher uma boa empresa para fazer a instalação do sistema, pode ficar despreocupado que ele é totalmente seguro.

Para isso, é importante certificar-se se todos os termostatos usados contam com a classe de segurança IP. São detalhes que fazem toda a diferença no final.

Em resumo, aquecer a casa no inverno é muito importante para a sua saúde e também para o seu bem-estar, mas é fundamental fazer isso de forma correta.

Quer saber qual a melhor forma de aquecer um quarto muito frio?

Entre em contato conosco!

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin